Está pensando em abrir um salão de beleza? Aqui estão 4 dicas que irão impulsionar o seu sucesso. Não deixe de conferir.
Plano de negócios
O plano de negócios é o primeiro passo para quem está pensando em abrir o próprio salão de beleza. Segundo o Sebrae, um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.
O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Nele, é essencial que você faça o planejamento dos primeiros anos de funcionamento do salão. Lembre-se que quanto mais completo o seu plano de negócios, melhor.
Gestão financeira
“Eu tenho em mãos o dinheiro necessário para abrir o meu salão ou vou precisar de um empréstimo?”. Essa é uma das primeiras perguntas que você deve se fazer. Caso se decida por pegar dinheiro emprestado, é essencial que você tenha pleno conhecimento sobre todos os termos do empréstimo, principalmente aqueles relacionados ao pagamento de juros.
Quais equipamentos você já possui? O que você precisa comprar? Essas perguntas são importantes para que você tenha noção de todos os custos do salão e, dessa forma, possa formular um orçamento e projetar um fluxo de caixa.
Serviços, produtos e preços
Quais você vai ofertar no seu salão? Qual será o diferencial dele em relação à concorrência? O que vai fazer para definir os seus preços?
Se você realmente deseja que o seu negócio dê certo, é essencial que pare para pensar com muita paciência nos questionamentos mencionados anteriormente. Verifique os seus concorrentes e observe quais serviços eles oferecem e quais são os seus preços. Provavelmente, o melhor será você oferecer preços semelhantes aos deles, mas sempre se certifique de estar conseguindo uma margem de lucros viável para o negócio.
Marketing
Como você vai atrair os seus clientes? Onde vai anunciar o seu salão? Existem diversos canais para isso, como jornais e revistas locais, carro de som, rádio, redes sociais, etc. Você deve escolher o canal que mais se adapte a realidade do lugar onde você vive. Porém, vale ressaltar que, nos dias de hoje, é indispensável investir em marketing nos meios digitais.
Faça um plano de marketing para os doze primeiros meses do seu salão de beleza. Ao final desses doze meses, revise o plano para o ano seguinte, analisando quais estratégias funcionaram e quais não.
Lembre-se que um marketing eficiente é vital para criar a imagem da sua marca e o reconhecimento da sua empresa.