A grande diferença não só na área da beleza, mas em qualquer área é que ter seu próprio negócio além de se preocupar com questões específicas da profissão, você terá que pensar em questões mais burocráticas e administrativas. Porém, terá liberdade para fazer todas as escolhas do lugar.
Diferente de trabalhar em um salão, nessa situação você terá foco total em sua profissão e poderá se dedicar cada vez mais a aprimorá-la sem pensar em questões administrativas. Porém, deverá seguir as orientações do seu empregador.
Optou por trabalhar num salão? Existem diversos formatos nessa área, os mais comuns são:
- O salão de beleza fornecerá tudo a você, desde a estrutura de bancada, equipamentos, produtos, lhe dando todas as condições de você executar o seu trabalho com o padrão que o dono do salão deseja;
- No segundo cenário o dono salão também lhe oferece a estrutura do salão para trabalhar, mas sem lhe oferecer equipamentos e produtos, cabendo a você a responsabilidade por isso.
Optou por abrir seu próprio salão? Organize muito bem suas finanças, investimentos e gastos. Você deverá se preparar para o investimento em móveis, equipamentos, produtos, marketing, aluguel, decoração, ou seja, tudo o que engloba a montagem de uma empresa. Também deverá ter um capital-de-giro, que é o que vai segurar as pontas no início, principalmente no primeiro ano de seu salão de beleza.
Independente se você é dona ou colaboradora, é sua função:
- Atender bem suas clientes;
- Manter seu ambiente de trabalho limpo e organizado;
- Ser pontual;
- Trabalhar com honestidade em suas ações;
- Manter um bom relacionamento com suas colegas de trabalho e seu empregador.
Definir o que será melhor, só você poderá fazê-lo. Que tal começar trabalhando como colaboradora, aprender um pouco sobre organização e administração, juntar um valor pra investimento e depois abrir o seu? Ou até propor uma sociedade/parceria com seu empregador?
Mas para tudo isso, é preciso se capacitar! Na área da estética, conte com o Instituto Wal Costa.