TPM, o que fazer para acalmar...?


Há quem diga que para acalmar uma mulher na TPM, basta dar a ela barras e mais barras de chocolate. Do ponto de vista psicológico isso até faz sentido se for uma barra. Talvez mais e mais barras seriam exagero. Pois bem, cerca de 85% de todas as mulheres que menstruam relatam apresentar algum male da TPM. E além das fluoxetinas, sertralinas e pílulas anticoncepcionais, a mudança do estilo de vida, isto é, comer direito e fazer atividade física são importantes para amenizar esses sintomas. Por isso, é interessante:



1. Comer alimentos fontes de cálcio: estudos demonstraram que os níveis séricos de cálcio se encontram mais baixos antes da menstruação e que sua administração diária auxilia no alívio de sintomas associados à TPM, como a irritabilidade, ansiedade, edema, dor e perversão alimentar. Logo, consumir leite, iogurte, queijos, ricota, peixes, couve, brócolis auxiliam nos sintomas da TPM.



2. Comer alimentos fontes de vitamina B6: por ser um cofator na síntese dos neurotransmissores, essa vitamina pode atuar aliviando os sintomas pré-menstruais de alteração de humor. Portanto, consumir carnes bovinas, frango, atum, aveia, arroz integral, vegetais e nozes aliviam os sintomas da TPM.





3. Alguns fitoterápicos, como o óleo de primrose e extrato de chaste são utilizados com sucesso, diminuindo a mastalgia (dores nas mamas) e irritabilidade.


Percebe que não existe escapatória? Comer bem vai muito além da estética. Provavelmente as mulheres se entendem por terem sintomas muito parecidos, mas nós homens continuamos acreditando que a TPM é uma ameaça ao convívio humano e, quem sabe, a espécie. Não vacile, compartilhe essa informação com seus amiguinhos. Abraços criançada! Referências no primeiro comentário.



Por : Ricardo Souza Durante @ricardosouzadurante

 

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