A todas as Mulheres.

SE TOQUE! Outubro Rosa, mês da prevenção contra o câncer de mama!

Toda mulher deve ser estimulada a conhecer o seu corpo, só assim seremos capazes de identificar o que é ou não normal. A maior parte do câncer da mama é descoberto pela própria mulher no ato do toque. O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal de células. Esse processo desordenado de crescimento causa o tumor. 

É muito importante conhecermos alguns sinais como: Liberação de Líquido pelo mamilo, veias fáceis de observar, nódulo ou caroço que não diminui, vermelhidão, inchaço, calor na pele, assimetria entre as duas mamas, afundamento de alguma região da mama, alteração na coloração da aréola, mudança na forma da mama formação de crostas ou feridas na pele. Identificar esses sintomas em fase inicial é uma das maneiras mais eficazes no tratamento dessa doença, com métodos menos invasivos e mais satisfatórios. 

Algumas medidas ajudam a prevenir e evitar o aparecimento do câncer, tais como hábitos alimentares saudáveis, prática constante de atividades físicas, amamentação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar o uso de terapias de reposição hormonal, hormônios sintéticos, como anticoncepcionais, são algumas medidas a serem adotadas. 

Portanto, falar sobre Câncer de mama é necessário, levar conhecimento é fundamental, não tenha medo SE TOQUE! 

Referência Bibliográfica: 

Instituto Nacional de Câncer. 

https://www.inca.gov.br/


Você sabe o porquê utilizamos um laço rosa para simbolizar o Outubro Rosa?


Utilizar um laço como um símbolo de alerta iniciou fortemente nos anos 90 quando os ativistas da luta contra a AIDS se inspiraram em histórias anteriores para simbolizar a luta contra a doença.

O laço que representa a AIDS tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão. Durante o Tony Awards, o ator Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o público seguia os prêmios, o laço foi se tornando um ícone popular.

O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi lançado pela fundação do câncer de Mama Susan G. Komen aos participantes da primeira Corrida pela Cura em 1990 em Nova York (EUA). A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

E por quê da iluminação rosa? A iluminação rosa foi criada para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. E então, o país começou a ficar iluminado de rosa no mês de outubro, tendo destaque mundial o Cristo Redentor (RJ).

Seja você também um multiplicador. Vamos, todos juntos, abraçar esta ideia!


Publicado em: 04 de outubro de 2019.


Importante: Você pode replicar este artigo. Desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.

Fontes: http://www.clinicaidem.com.br/outubro-rosa/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/La%C3%A7o_cor-de-rosa#Historia_do_La.C3.A7o...